Skip directly to content

Custos de produção para safra 2022/2023 aumentam 26,6%

19/08/2022 - 15:30

Sementes, fertilizantes, fungicidas, herbicidas e inseticidas são os maiores responsáveis pela elevação

Com aumento de 26,6% em relação à safra anterior, os custos estimados para implantação da soja 2022/2023 serão de R$ 6.860,08 por hectare, de acordo com a análise do custo de produção da safra, realizada pelo setor econômico da Aprosoja/MS.

A apuração divulgada nesta quinta-feira (18), considera fatores como despesas diretas e indiretas, custos fixos e variáveis. Entre eles, o custo variável que engloba insumos como sementes, fertilizantes, fungicidas, herbicidas e inseticidas, é o maior responsável pelo aumento, com participação de 91,17% no custo total. Na conversão para saca, o custo representa cerca de 43 sacas por hectare, ao preço de R$ 160,00.

O presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi ressalta que “Com as variáveis descritas pela apuração é possível calcular o custo de produção para qualquer propriedade rural, considerando suas peculiaridades, e isso auxilia o produtor na identificação dos gargalos e na tomada de decisão”.

A cultivar considerada no estudo foi a IPRO, tecnologia Bt + Roundup Ready, com estimativa de 56 sacas por hectare, de acordo com a média do Projeto SIGA-MS e os custos foram verificados junto a consultorias, cooperativas e produtores.

A tabela de custos completa e mais detalhes do levantamento podem ser obtidos no https://aprosojams.org.br/boletim-economico-aprosoja/36.