Skip directly to content

Soja

A Soja e Suas Utilidades
Atualmente, a soja se tornou uma das matérias-primas mais consumidas pela população brasileira. É possível encontrá-la na alimentação humana através de vários alimentos como o óleo, margarina, sorvete, biscoitos, temperos, yogurts, entre outros. Na alimentação animal, através de farelos e rações. Na produção do biodiesel e até mesmo em produtos voltados a saúde, que por ser um antioxidante, diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Soja no Brasil
A soja chegou ao Brasil através dos Estados Unidos em 1882, no entanto não era potencializada como uma planta produtora de grãos para a indústria de farelos e óleos vegetais, era utilizada apenas para consumo animal e estudada mais como cultura forrageira.

Só a partir da década de 1960 que a soja foi se estabelecer como cultura economicamente importante para o país, sua produção foi multiplicada por cinco e na década seguinte, já estava consolidada como principal produto do agronegócio brasileiro.

Mercado internacional em alta, correção de fertilidade dos solos, incentivos fiscais, topografia favorável à mecanização na região central, substituição de gordura animal pela vegetal, vários fatores contribuíram para que a soja se desenvolvesse naquela época.

Hoje, o Brasil se encontra como o segundo maior produtor de soja do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os países que mais importam o produto são China, Alemanha e Holanda. O complexo de soja brasileiro é responsável por gerar um número significativo de empregos e sua exportação se tornou extremamente importante para a economia do país.

Soja no Mato Grosso do Sul
Dois fatores foram fundamentais para o crescimento da oleaginosa em Mato Grosso do Sul. O primeiro diz respeito à expansão da área produtiva que cresceu aproximadamente 247% desde 1977, e o segundo refere-se aos ganhos de produtividade das lavouras sul-mato-grossenses. Hoje, o estado é o quinto maior produtor de soja do Brasil e é responsável pela produção de cerca de 8 milhões de toneladas, em 2,5 milhões de hectares plantados. Com isso, MS tem produtividade média de 54 sacas por hectare.

Em 2016, Mato Grosso do Sul exportou 3.247 mil toneladas, segundo dados do Ministério da Agricultura. A soja, juntamente com o milho, foi responsável por quase 40% do total de produtos exportados pelo Estado naquele ano. Só de soja em grão foram comercializados U$$ 1,054 bilhão.

Em relação ao VBP da Agropecuária (Valor Bruto de Produção), que é expressão monetária da soma de todos os bens e serviços produzidos pela agropecuária, a agricultura de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 17,02 bilhões, o que representa  65,8% de participação nesse índice, segundo dados da Famasul.

Já o milho está ganhando cada dia mais espaço para os produtores rurais. Ainda de acordo com levantamentos da Famasul, Mato Grosso do Sul é o 4º maior produtor do cereal no Brasil e 3º maior exportador de milho em grão, o que representa uma participação de 9,4% na produção brasileira. Atualmente, o Estado produz mais de 9 milhões de toneladas do grão.