Aprosoja Brasil completa 35 anos de conquistas e desafios

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja, legítima representante de 16 Associações atuando nos estados produtores, completa 35 anos de atuação no dia 11 de março. Fundada em 1990, a entidade surgiu a partir da necessidade dos produtores de organizarem uma associação específica para representar os sojicultores de todo o país.
A ideia vinha sendo debatida desde 1989, durante congressos e eventos do setor. Mas foi só em 1990 que a Abrasoja, como foi incialmente batizada, foi tirada do papel, inspirada no trabalho da American Soybean Association (ASA), fundada em 1920 nos Estados Unidos.
O início da década de 1990 foi um período de inflação e endividamento elevados e pouco estímulo à expansão da atividade. Situação agravada pelo Plano Collor, lançado em 16 de março de 1990. Os primeiros meses foram de busca de soluções para o endividamento agrícola. No entanto, diante das dificuldades de mobilizar e fortalecer a entidade nos estados, os trabalhos acabaram suspensos naquele ano e retomados em 1999.
Em 2001, a Abrasoja seria rebatizada de Aprosoja e, em 2004, receberia seu o nome definitivo de Aprosoja Brasil. Mesmo assim, a entidade não conseguia angariar recursos suficientes para a manutenção de uma estrutura necessária para o trabalho de representação que a soja brasileira demandava.
Novo impulso a partir da Aprosoja Mato Grosso
Foi somente com a criação da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja MT), em 4 de fevereiro de 2005, e com o estabelecimento do Fundo de Apoio à Cultura da Soja (FACS), que os sojicultores mato-grossenses reuniram as condições para reestruturar a Aprosoja Brasil, a partir de fevereiro de 2007, e incentivar a organização da Aprosoja nos estados.
Ao longo dessas mais de três décadas a Aprosoja Brasil e as demais Aprosojas somam importantes avanços em benefício dos sojicultores, como a Judicialização da cobrança dos Royalties da Monsanto, a criação do Instituto Pensar Agro (2011), e a mobilização de lideranças na aprovação do Código Florestal (Lei 12.651/2012), da Lei dos Pesticidas (Lei 14.785/2023) e da Lei dos Bioinsumos (Lei 15.070/2024).
Em 2023 a Aprosoja Brasil lançou a campanha Seja Aprosoja, que tem o objetivo de estimular o associativismo e incentivar a participação dos produtores nas decisões da entidade. De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, os desafios da associação são permanentes.
“Temos pela frente a questão da concorrência internacional, a Lei Antidesmatamento Europeia, a Moratória da Soja e muitos outros temas que afetam a renda do produtor. A Aprosoja Brasil sempre teve um papel importante em defesa dos produtores, defendendo a agricultura e os sojicultores, produzindo com eficiência e respeito às leis, gerando desenvolvimento econômico para o país e oferecendo oportunidades e comida abundante para os brasileiros e milhões de consumidores mundo afora. Parabéns aos diretores, produtores e colaboradores da Aprosoja Brasil”, afirma Maurício Buffon.
Texto e Foto: Aprosoja Brasil