Aprosoja/MS percorre mais de 26 mil km no levantamento de Uso e Ocupação de Solo
A equipe técnica da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul - Aprosoja/MS, percorreu mais de 26,8 mil km, para a realização do levantamento de Uso e Ocupação de Solo da 2ª safra, no mês de maio. Ao todo, foram 27 mil pontos georreferenciados e 23 culturas identificadas.
As atividades desenvolvidas por meio do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul – SIGA/MS, durante três semanas consistiram na verificação in loco, de culturas implantadas nos dois lados de rodovias e estradas municipais, estaduais e federais, após apontamento realizado pelo sensoriamento remoto.
Nesta edição, foram identificadas as seguintes culturas: soja, feijão, amendoim, café, milheto, sorgo, aveia, arroz, cana-de-açúcar, mandioca, eucalipto, nabo forrageiro, citrus (limão e laranja), seringueira, pastagem, chia, melancia, pinus, crotalaria (Juncea e Spectabilis), trigo e trigo mourisco.
O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc reforça a importância deste trabalho que traz informações para o Poder Público e iniciativa privada. “Com a apuração feita pela nossa equipe de campo, conseguimos oferecer mais precisão ao sensoriamento remoto, já que os técnicos usam os pontos apontados pelo satélite para fazer a conferência in loco, diminuindo as chances de equívoco na identificação das culturas e trazendo mais assertividade para o material informativo produzido a partir do levantamento."
Para ter acesso ao mapa de Uso e Ocupação de Solo da 2ª safra do seu município, basta preencher o formulário disponível aqui.
Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)
Foto: Wesley Vieira (Técnico Campo Aprosoja/MS)