Diretoria da Aprosoja/MS se reúne no Showtec 2024
Os membros da diretoria debateram temas como a quebra da safra de soja e a moratória da soja
22/05/2024 - 12:15
Nessa terça-feira, 21, os membros da diretoria da Aprosoja/MS se reuniram na Fundação MS, em Maracaju. O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, e o vice-presidente, André Dobashi, abordaram os seguintes temas: a quebra da safra de soja; a influência do clima nas lavouras de milho; ações de fortalecimento da Aprosoja/MS; moratória e umidade da soja.
Michelc explanou os números da quebra da safra de soja, antecipados durante a cerimônia de abertura do Showtec, em Maracaju, e reforçou os dados financeiros da queda da produtividade. "As perdas dos nossos produtores passam dos R$ 11 milhões e não são apenas perdas pontuais, são perdas com impactos multiplicadores, que atingem toda a sociedade", pondera.
O presidente também ressaltou a participação da Aprosoja/MS no dia a dia dos produtores rurais, levando conhecimento e informação para dirimir as perdas.
O vice-presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, explicou o andamento da moratória da soja e também da umidade da soja. "Com relação à moratória da soja, fizemos uma audiência pública em Brasília e uma reunião em Mato Grosso, e conseguimos a inclusão dos produtores no grupo de discussão.Os próximos passos são: mais uma reunião no Mato Grosso, com a Aprosoja/MT, e em julho será realizada uma reunião em Brasília, e segunda audiência pública com posicionamento da classe produtora com a inclusão do grupo técnico. Já com relação à umidade da soja, a China revisou um programa de segurança alimentar, que nada mais é que um acordo chinês de proteção do mercado interno, é um programa de garantia de alimento chinesa. Somos um importante aliado da China, com isso, nós pedimos para o Ministério da Agricultura mudar alguns pontos e também tipificar a soja. Estamos conversando com CNA Ministério da Agricultura", finaliza.
Outro ponto abordado no encontro foi o canal de diálogo com os diretores e o estreitamento de relações entre os membros da diretoria.
Participaram da reunião, Paulo Stefanello; Pompilio Rocha; Sérgio Marcon; Gervásio Kamitani, e Juliano Schmaedecke. Também integraram o encontro, o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, e a classe produtora de Maracaju.
Texto e foto: Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS)