Skip directly to content

Uso e Ocupação de Solo: Aprosoja/MS referenciou mais de nove mil pontos de GPS em uma semana

Atividade integra o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul – SIGA/MS
14/05/2024 - 17:15

Entre os dias 6 e 10 de maio, a equipe técnica da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) percorreu 8,5 mil quilômetros para a realização do levantamento de Uso e Ocupação de Solo da segunda safra 2023/2024.

Até o momento, foram identificadas culturas como soja, milho, milheto, pastagem, cana-de-açúcar, eucalipto, pinus, seringueira e algodão, em mais de nove mil pontos de GPS, por meio do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul – SIGA/MS.

A equipe formada por técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos deve rodar, em dupla, mais de 25 mil quilômetros até o final do mês de maio, identificando lavouras nos dois lados das rodovias estaduais e federais, e referenciando pontos em aplicativo próprio a cada um quilômetro.

O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, destaca que este trabalho é único no Brasil e subsidia o tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada, por meio de dados para o fomento de políticas agrícolas e indicadores para a tomada de decisão de investimentos. “Com os mapas, podemos ter uma visão ampla sobre a aptidão agrícola de cada região e real necessidade de cada local”, afirma Michelc.

No levantamento de Uso e Ocupação de Solo da segunda safra 2022/2023, a Aprosoja/MS referenciou 23,1 mil pontos de GPS, em 25,4 mil quilômetros.

 

Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)

Foto: Wesley Santos