Skip directly to content

Intercâmbio de tecnologias para uma agricultura sustentável em nível mundial

Nos EUA, Presidente da Aprosoja/MS apresenta projetos e ações da Associação
25/01/2023 - 11:15

Com o auxílio do Consulado Geral dos Estados Unidos, o Presidente da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul - Aprosoja/MS e embaixador do carbono pela Bayer, André Dobashi, segue cumprindo uma agenda intensa, com compromissos voltados à sustentabilidade na agricultura, durante a Reunião Anual da Aliança Nacional de Consultores Independentes de Culturas (NAICC), em Nashville, no Tennessee/EUA.

Na tarde desta terça-feira (24), no Trust in Food Symposium, uma das pautas foi o uso de bioestimulantes que atendam às normas da Organização das Nações Unidas (ONU), para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola mundial. Na oportunidade, representantes de diversos países explanaram sobre a realidade de suas localidades, bem como as práticas de manejo adotadas em suas fazendas para maximizar a eficiência dos cultivos a partir da adoção de ferramentas sustentáveis. 

John Varell, produtor rural do Tennessee, eleito como um dos Top Producer, salientou que em suas áreas, o uso da biotecnologia possibilitou a redução de agrotóxicos, permitindo a adoção do Sistema de Plantio Direto (SPD) em 100% da propriedade, incrementando substancialmente a produção.

Além deste evento, Dobashi participou também de uma reunião com o Conselho Nacional da Soja dos EUA e com a Associação de Produtores de Soja do Tennessee, onde apresentou ações e programas desenvolvidos pela Associação, criando uma rede de intercâmbio entre Brasil e os EUA, com o intuito de desenvolver certificações para produtores sustentáveis. 

Dobashi salientou que “a comunidade tem se tornado cada vez mais conservacionista, portanto, estamos no melhor momento para entender como nos, produtores, devemos nos posicionar e nos envolver com as práticas de gestão para conservação, aplicando os conceitos de ESG em nossas propriedades”. Além disso, o Presidente reforçou que a programação está sendo uma excelente oportunidade para visualizar, em nível mundial, as barreiras que os agricultores enfrentam, o apoio que precisam e como capitalizar o conceito de sustentabilidade, firmando parcerias para projetos de commodities inteligentes. 

Dobashi segue em Nashville até a sexta-feira (27), onde participará de outras agendas para traçar estratégias que visam a aceleração da adoção de uma agricultura positiva para o clima, juntamente com representantes de todo o mundo.