Skip directly to content

Verão inicia hoje com previsão de chuvas irregulares em Mato Grosso do Sul

A estação se estende até o dia 20 de março de 2023
21/12/2022 - 18:45

Começa hoje, às 18:48, horário de Brasília, a estação do verão no Hemisfério Sul. Conforme o prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), a média histórica para o trimestre de janeiro, fevereiro e março, indica precipitações acumuladas entre 500 e 700 milímetros (mm) na maior parte do estado e 400 a 500 mm em cidades como Iguatemi, Corumbá e Porto Murtinho. 

A previsão probabilística para o período, aponta que as chuvas ficarão dentro da média histórica para o primeiro trimestre de 2023, podendo haver chuvas ligeiramente abaixo ou acima da climatologia. Contudo, no cenário geral, não deverão ocorrer grandes desvios de precipitações.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os três primeiros meses do ano, devem apresentar chuvas abaixo da média climatológica nas regiões sul, sudoeste e oeste, podendo atingir índices até 50% menores; enquanto que no centro-norte, norte e leste, as precipitações devem ocorrer em índices acima do normal, podendo alcançar volumes até 60% superiores. 

No que tange ao fenômeno La Niña - que já atua pelo terceiro ano consecutivo no estado e tem provocando irregularidade nas precipitações - o modelo indica 50% de chances de continuidade e 50% de possibilidade de neutralidade para o trimestre. 

O presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, salientou que para reduzir os prejuízos ocasionados pelo déficit hídrico “é fundamental ter um solo bem estruturado, tanto em condições químicas como físicas, possibilitando assim, a adequada porosidade para retenção de água. Contudo, para que o sistema realmente seja eficiente, é necessário que a planta encontre condições para a absorção da solução e por isso, a adoção de práticas como o plantio direto, rotação de culturas e cobertura permanente da superfície do solo são grandes aliadas do produtor rural”, explicou. 

Já sobre a temperatura do ar, o verão de 2022/2023 deve apresentar temperaturas superiores em até 60% na maior parte do estado, com exceção apenas da região leste e nordeste, onde as temperaturas tendem a ficar levemente abaixo da média histórica.

O INMET apontou ainda que, as temperaturas médias estão entre 25 e 27,5°C na maioria das regiões, os menores números são observados no sul, com temperaturas de 22,5 a 25°C e os maiores, no extremo oeste, com 27,5 a 30°C. Na região central, a temperatura deverá apresentar aumento de 1ºC.

Joelén Cavinatto - Aprosoja/MS