Skip directly to content

USDA: soja 2024/2025 tem expectativa positiva para principais players

Relatório mensal apontou aumento na oferta e demanda do Brasil, EUA, Argentina, China, União Europeia e Sudeste Asiático
21/06/2024 - 15:15

 

 

O último relatório mensal do Departamento de Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta semana, apontou aumento na oferta e demanda de soja safra 2024/2025 nos principais players do mercado.

De acordo com as informações, a demanda do Brasil cresceu 2%, Estados Unidos 6%, Argentina 12%, China 5%, União Europeia 2% e Sudeste Asiático 7%, em relação à safra anterior. A oferta desses mesmos países teve incremento de 4%, 8%, 13%, 5%, 2% e 9%, respectivamente. Para o Brasil, a expectativa é que a demanda da oleaginosa seja de 163,1 milhões de toneladas e oferta de 199,7 milhões de toneladas.

Já para a cultura do milho, Brasil e Argentina apresentaram redução de demanda e oferta, enquanto os outros países produtores tiveram incremento nos dois indicadores. A demanda brasileira do cereal está estimada em 129,5 milhões de toneladas e oferta de 132,3 milhões de toneladas; e para a Argentina, a previsão de demanda é de 50,8 milhões de toneladas e oferta de 52,5 milhões de toneladas.

O economista da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes, explica o impacto deste cenário mundial para o mercado brasileiro. “Em relação à soja, a expectativa é que os preços se mantenham nos patamares atuais, com possíveis aumentos somente em caso de impactos negativos na produção dos demais países. Já em relação ao milho, percebe-se uma estabilidade entre a oferta e a demanda da maioria dos players, porém no Brasil, os preços podem apresentar aumento em razão da redução da oferta e grande demanda interna.” 

Para acessar o material completo, com informações dos demais players do mercado de grãos, clique aqui.

Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)

Foto: Flickr CNA