Skip directly to content

Soja: 2,5 milhões de hectares semeados em MS

Operação avançou 23 pontos percentuais nos últimos sete dias
03/11/2022 - 13:15

O mês de outubro encerrou com semeadura de 67% da área estimada para cultura da soja, em Mato Grosso do Sul, valor correspondente a 2,5 milhões de hectares. Os dados integram o Boletim da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS e Sistema Famasul, divulgado nesta semana. 

A região norte possui a maior área semeada, com 74%; o sul tem 68% e o centro está com 59% de média. Apesar do avanço de 23 pontos percentuais na operação, nos últimos sete dias, a semeadura ainda se encontra abaixo dos resultados do mesmo período da safra anterior. 

O monitoramento dos técnicos do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - SIGA-MS, apontou que o estádio fenológico das lavouras varia de VE, marcado pela emergência das plântulas e R1, que indica o início do florescimento. 

As condições das lavouras permanecem boas em 100% das áreas, sem ocorrência significativa de insetos-praga, contudo, a equipe técnica ressalta a necessidade do controle de plantas invasoras, como o milho voluntário, conhecidas como milho tiguera, que servem como hospedeiro para a cigarrinha (Dalbulus maidis).

Para acompanhar mais detalhes da operação de semeadura da safra 22/23, clique aqui.