Skip directly to content

Semeadura de soja ultrapassa 300 mil hectares em MS

Operação avançou 6 pontos percentuais nos últimos sete dias
14/10/2022 - 15:15

A área semeada com a cultura de soja em Mato Grosso do Sul, compreendeu 338 mil hectares, equivalentes a 8,8% da área total para a safra 22/23, até a última sexta-feira (7), conforme dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - SIGA-MS, apresentados nesta quarta-feira (13). 

Os dados foram divulgados pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS e Sistema Famasul, e apontam que a região norte detém o maior índice da operação, com 14,6% da área semeada; enquanto a região central e sul, apresentam 7,8 e 7,7%, respectivamente. O documento aponta ainda, que o estádio fenológico das lavouras já implantadas varia de VE, caracterizado pela emergência das plântulas, a V1, quando os bordos do primeiro trifólio não mais se tocam. 

De modo geral, a ocorrência de chuvas nas últimas semanas, não trouxe grandes prejuízos a semeadura da oleaginosa. Porém, em algumas regiões, sobretudo, aquelas onde o solo tem maior porcentagem de argila, o produtor tem aguardado a redução da umidade do solo para iniciar ou prosseguir com a operação de semeadura. 

Técnicos do SIGA-MS, alertam os produtores sobre a importância do monitoramento e eliminação de plantas voluntárias, para minimizar e controlar a competição interespecífica de plantas e as populações de insetos pragas.

A estimativa para este ciclo produtivo, indica área de 3,8 milhões de hectares, com produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas. Até o momento, foram comercializadas 14% da produção 22/23, ao preço médio de R$ 150,16.