Skip directly to content

Semeadura de soja se aproxima do fim em MS

Apesar da operação apresentar atraso em relação ao mesmo período do ano anterior, lavouras apresentam melhores condições
28/11/2022 - 10:00

A semeadura de soja atingiu cerca de 3,7 milhões de hectares, equivalente a 97% da área estimada para a cultura em Mato Grosso do Sul, na última semana.  As informações integram o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado, e apontam ainda, que o sul tem média de 98% de área semeada, enquanto a região central e o norte, estão cerca de 95% cada.

De acordo com levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - Siga MS, o desenvolvimento fenológico das plantas varia de acordo com a localização. A região nordeste é a que apresenta ciclo mais desenvolvido, chegando a R3, indicado pelo início do enchimento de grãos.  As demais regiões, oeste, centro, sul, sudoeste, sul-fronteira e sudeste, apresentam lavouras entre VE, marcado pela emergência das plântulas, e R1, indicado pelo início do florescimento.

Na conjuntura do estado, 95% das áreas estão em boas condições, 4% em situações regulares e 1% em condições ruins. As melhores áreas são observadas na região sudeste, com 100% das lavouras em boas condições; seguida pelo centro e oeste, ambas com 99% do cultivo sem ocorrência significativa de insetos-praga, doenças ou falhas no estande.

Clima: Até o dia sete de dezembro, há possibilidade de acumulados de chuva que podem superar os 50 milímetros, principalmente na região norte. 

Mais detalhes da operação de semeadura de soja em MS, podem ser obtidos aqui.