Skip directly to content

Região sul de MS tem o maior índice de área de soja semeada

Com 93% e 87%, respectivamente, o norte e centro do estado também apresentam bons números
17/11/2022 - 17:00

Mato Grosso do Sul já tem 92,5% da área de soja semeada, equivalente a 3,5 milhões de hectares. A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 94%, enquanto o norte está com 93% e a região central, com 87%. Os números integram o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado, divulgado nesta semana.

De acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - Siga MS, as lavouras variam do estádio fenológico VE, que indica a emergência das plântulas, ao R1, marcado pelo início do florescimento.

As condições das lavouras, que até então eram consideradas boas em 100% das áreas, começaram a se diferenciar. No cenário estadual, 95% áreas estão em boas condições e 5% apresentam condições ruins. Regionalmente, condições mais adversas são observadas no nordeste, que apresenta 80% das áreas em boas condições, 18% em condições regulares e 2% em condições ruins, provocadas por um déficit hídrico de cerca de 20 dias. Já na região sul-fronteira, 83% das lavouras apresentam boas condições e 17% condições regulares, também em função da falta de chuvas e ocorrência de altas temperaturas nos últimos 10 dias.

A operação avançou 10,3 pontos percentuais, em comparação ao boletim anterior, contudo, ainda se encontra inferior à área semeada no mesmo período do ano passado. 

A estimativa para este ciclo é de 3,8 milhões de hectares, produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas. Até o momento, foram comercializados 20% da produção desta safra, ao preço médio estadual de R$ 156,41, para contratos de março de 2023, na Bolsa de Valores de Chicago (CBOT).

Previsão do tempo: Até o dia 2 de dezembro, o MS poderá registrar acumulados superiores a 50 milímetros, com destaque para a região sudoeste, norte, bolsão e leste. As chuvas devem retornar ao estado a partir deste domingo, 20.

Estádio fenológico: período de desenvolvimento da planta.
Plântula: Planta em início de desenvolvimento. 

Texto: Joelen Cavinatto - Aprosoja/MS