Skip directly to content

Região Norte de MS se aproxima do fim da colheita do milho

18/08/2022 - 14:45

Instabilidade climática interfere no avanço da colheita nas demais regiões

As lavouras de milho segunda safra da região norte de Mato Grosso do Sul estão com 94,8% de área colhida, enquanto a região sul e a central apresentam índices de colheita de 42,5% e 41,5%, respectivamente, conforme aponta o levantamento do SIGA-MS, divulgado pela Aprosoja/MS e Sistema Famasul, nesta terça-feira (16).

No cenário estadual, a operação está próxima aos 50%, o que representa área de mais de 974 mil hectares. Na última semana, a colheita avançou somente 7,6 pontos percentuais em razão da instabilidade climática, conforme explica o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta. “Além de aumentar a umidade do grão, altas precipitações atuam sobre a capacidade de drenagem do solo, o que o torna mais suscetível a compactação com a entrada de maquinários para colheita. Por essa razão e pensando em evitar possíveis impedimentos físicos para o desenvolvimento radicular das culturas futuras, é que os produtores decidem suspender a operação em condições de clima chuvoso”, finaliza.

Durante esta semana, há previsão de tempo instável até a quinta-feira (18). Mais informações sobre o andamento da colheita da segunda safra podem ser obtidas no https://aprosojams.org.br/informativo-siga-ms.