Produtividade da soja é revisada de 52,8 para 61,7 sacas por hectare

A Aprosoja/MS revisou para cima a estimativa de produtividade da safra de soja 2025/2026, em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações do Projeto SIGA-MS, a média estadual passou de 52,82 para 61,73 sacas por hectare, representando um aumento de 19,2% em relação ao ciclo anterior.
Com a nova estimativa, a produção de soja no Estado pode alcançar 17,7 milhões de toneladas, aumento de 26,3% em comparação à safra 2024/2025. A área cultivada permanece estimada em 4,7 milhões de hectares, o que representa expansão de 5,9% em relação ao ciclo anterior.
“A revisão foi feita após a amostragem de produtividade em 19,5% da área cultivada. Apesar disso, os números ainda podem sofrer ajustes. Isso porque os dados finais dependem da conclusão do estudo de Uso e Ocupação do Solo e do avanço do levantamento de produtividade nas propriedades rurais”, aponta o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena.
Avanço da colheita
De acordo dados do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, até o dia 3 de abril, 74,1% da área de soja já foi colhida na região Norte, 85,5% na região Centro e 98,4% na região Sul do Estado.
Ao todo, cerca de 4,3 milhões de hectares de soja já foram colhidos em Mato Grosso do Sul.
Plantio do Milho
Enquanto a colheita da soja avança, os produtores também seguem com o plantio do milho segunda safra. Até o momento, 2,1 milhões de hectares foram semeados, com avanço de 95,3% na região Norte, 93,1% na região Centro e 99,6% na região Sul.
A estimativa para o milho segunda safra 2025/2026 aponta área de 2,2 milhões de hectares, aumento de cerca de 3% em relação ao ciclo anterior. A produtividade média esperada é de 84,2 sacas por hectare, o que representa redução de 22,4% em comparação à safra passada.
A produção está estimada em 11,1 milhões de toneladas, volume 20,1% menor que o registrado na safra 2024/2025.
Mais informações sobre o cenário das lavouras de soja e de milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas clicando aqui.
Texto: Crislaine Oliveira (Comunicação Aprosoja/MS)
Foto: arquivo da Aprosoja/MS











