Skip directly to content

Plantabilidade elevada na safra de soja 22/23 em MS

Operação apresenta atraso em relação à safra anterior, porém, qualidade do plantio é superior, afirma Dobashi
26/10/2022 - 14:30

A atualização semanal do Boletim da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS e Sistema Famasul, divulgado nesta semana, aponta que a semeadura da safra de soja 22/23, atingiu 1,7 milhão de hectares, cerca de 44% do total da área estimada, em Mato Grosso do Sul. O norte possui a maior área semeada, com 53%; o sul tem 46% e o centro está com 33%

Na última semana, a operação avançou 22,5 pontos percentuais (p.p.), mas ainda se encontra 4,70 p.p. abaixo que o mesmo período do ano passado, com atraso justificado pelas chuvas nesse início de plantio.

O presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, explica que “As chuvas observadas durante esse mês provocaram o atraso na operação, principalmente, na região central, que recebeu grandes volumes. Contudo, isso não preocupa os produtores, porque tem-se observado uma qualidade elevada na plantabilidade da safra 22/23”, conclui.

Até o momento, as condições das lavouras são consideradas boas, em 100% da área já plantada e o estádio fenológico - que é uma escala indicadora do desenvolvimento da planta - varia de VE, marcado pela emergência das plantas, a V4, quando a terceira folha trifoliada está totalmente desenvolvida; de acordo o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - SIGA-MS.

A estimativa para este ciclo é de 3,8 milhões de hectares, produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas. Até o momento, foram comercializados 17,78% da produção 22/23, ao preço médio de R$ 154,21.

Para detalhes sobre a previsão climática, ocorrência de plantas invasoras e insetos-praga, consulte nosso material completo aqui.