Skip directly to content

Painel Sustentabilidade e as Exigências do Mercado reúne produtores, técnicos e estudantes em Chapadão do Sul

Durante o evento, a Aprosoja/MS realizou a entrega do certificado de participação no projeto piloto de certificação RTRS
31/05/2024 - 10:30

Nessa quinta-feira,30, produtores, técnicos e estudantes participaram da primeira edição do Fórum Mais Milho, em Chapadão do Sul. Na ocasião, foi apresentado o painel "Sustentabilidade e as Exigências do Mercado", com o diretor de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, e o consultor da plataforma Safras e Mercados, Paulo Molinari. 

 

“Este é um momento importante de integração, para que os produtores, técnicos e estudantes possam se aproximar da Aprosoja e a Aprosoja se aproximar ainda mais do seu público. Levar conhecimento aos nossos associados é uma das nossas missões e discutir um assunto tão importante quanto a sustentabilidade é quase que um dever nos dias atuais”, reflete o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc. 

 

A primeira palestra do evento foi com o diretor da Abiove, Bernardo Pires, que apresentou dados atualizados sobre sustentabilidade e o que o mercado vem exigindo em relação aos aspectos socioambientais.  “A nova legislação ambiental europeia leva em consideração o conceito de floresta da FAO, que são árvores com uma média de altura de cinco metros. Isso pega 100% do Bioma Amazônia e da Mata Atlântica e 50% do Bioma Cerrado. Apenas 0,43% da soja plantada no Bioma Cerrado, em MS, foi feita em áreas com desmatamento nos últimos 10 anos”.

 

Já a palestra do consultor da plataforma Safras e Mercados, Paulo Molinari, abordou a sustentabilidade e a influência nos preços das commodities.  “Quando falamos em sustentabilidade precisamos falar em rastreabilidade. A palavra sustentabilidade parece uma palavra simples, mas ela é muito genérica e vai exigir das empresas, dos produtores e do comércio muita adaptação, que nós, gostando ou não, vamos ter que inserir no Brasil para que não tenhamos restrições comerciais”. 

 

Durante o evento, a Aprosoja/MS realizou a entrega do certificado de participação no projeto piloto de certificação RTRS a três grupos de Chapadão do Sul:  grupo JCN; Otávio Cyro Boff e Outros e Walter Schlatter. 

 

“Quero parabenizar os grupos que participaram deste processo pioneiro de certificação internacional que foi realizado com a Aprosoja juntamente com a Ampasul”, diz Michelc. 

 

Para o produtor Walter Schlatter, a certificação RTRS abre novos mercados para os produtos brasileiros. “Quando você respeita a questão ambiental, você consegue através deste certificado, deste programa, abrir novos mercados e o mercado internacional está cada vez mais valorizando quem produz com responsabilidade, e com certeza este programa vem para dar mais credibilidade a nível nacional e internacional”, finaliza. 

 

O Fórum Mais Milho foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural. A íntegra pode ser conferida clicando aqui
 

Texto e foto: Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS)