Skip directly to content

Novo SigaWeb será suporte para pesquisas ligadas ao agro de MS

18/06/2021 - 15:15

 

O novo SigaWeb, que será lançado na próxima segunda-feira (21), servirá de suporte para pesquisadores das agrárias e até investidores. A ferramenta proporciona informações de uso e ocupação do solo de todos os municípios sul-mato-grossenses, detalhando dados de culturas como algodão, eucalipto, pastagem, mas principalmente, soja e milho.

A ferramenta foi atualizada e sua nova versão será lançada pela Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, com apoio da Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

“A proposta não é só auxiliar os pesquisadores, mas todos os agricultores e até possíveis investidores, que buscam dados ligados à ocupação do solo sul-mato-grossense. Pelo SigaWeb é possível verificar por quais municípios, determinadas culturas estão distribuídas e em quais volumes, possibilitando projeções de produções futuras, entre outros dados”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

Segundo ele, as culturas com o maior número de detalhes na ferramenta são soja e milho. “Por meio do Siga, acompanhamos as lavouras de soja e milho desde a safra 2013/2014. Mas ao todo são mais de 10 anos de dados, que podem ser apresentados em gráficos. Até o momento a equipe que confere informações a campo visitou mais de três mil e quinhentas propriedades rurais, obtendo marcações, levantando dados de pragas e doenças nas lavouras e consolidando informações enviadas por satélite”, completa Dobashi.

Por meio de um dashboard interativo é capaz de verificar qual a área coberta pelas culturas na safra 2019/20 dos municípios. E ainda é possível obter dados que podem contribuir com estratégias logísticas, econômicas e políticas. 

Além do dashboard, a ferramenta disponibiliza acesso a um banco de dados com informações técnicas, atualizadas semanalmente e dados econômicos, de fácil acesso a toda comunidade científica, ou não.

O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (21), a partir das 11h, por meio da programação do Canal do Boi, no Agricultura BR, com apresentação do jornalista Fabiano Reis.

Diego Silva/Agro Agência