Novidades tecnológicas e recorde da safra de soja marcam abertura do Showtec 2023
As novidades tecnológicas e o anúncio do recorde da safra de soja 2022/2023 em Mato Grosso do Sul foram os destaques do Showtec 2023, que começou nesta terça-feira (23), em Maracaju. Realizado pela Fundação MS, o evento conta com a parceria do Sistema Famasul, que estará presente até dia 25 levando inovação e conhecimento aos produtores rurais.
“Temos que enaltecer o trabalho das instituições de pesquisa que, há 45 anos, tanto contribuem para a evolução do nosso agro. Lado a lado com a ciência, temos os produtores rurais, que investem nas inovações e são responsáveis por uma produção cada vez mais eficiente. Os números históricos da safra da soja 2022/2023, com aumento de 72,65% na produção, comprovam o sucesso dessa parceria”, disse o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Os dados da safra recorde do grão foram divulgados durante a abertura do evento, com o resultado do projeto Siga-MS, desenvolvido pelo Sistema Famasul, Aprosoja/MS e Governo do Estado.
“Nossos técnicos do SIGA-MS conseguiram percorrer 77 municípios e auditar cerca de mil propriedades rurais. Isso é um avanço muito grande, mostra a importância do projeto, do mapeamento de ocupação de uso do solo, do acompanhamento e do desenvolvimento das safras de milho e soja em Mato Grosso do Sul, evidenciando a pujança que Mato Grosso do Sul tem no cultivo de grãos.”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi
Para Luciano Mendes, presidente da Fundação MS, o trabalho da instituição tem impacto direto na lucratividade do setor. “Toda vez que o produtor investe em tecnologia e em conhecimento, melhora toda a sociedade, com aumento de emprego e renda, e circulação de dinheiro; além do ganho ambiental, com maiores produtividades”, analisa.
“O estado cresce graças a este tipo de iniciativa. A Fundação MS contribui com conhecimento, ciência, tecnologia, e disponibiliza para o produtor o que há de mais moderno do ponto se vista de produtividade. Não à toa, MS bate recorde sequencialmente na produtividade", disse o governador Eduardo Riedel.
Participaram o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis; o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; presidentes de Sindicatos Rurais Fabio Caminha (Maracaju), Telma Menezes (Nova Alvorada do Sul), Antônio Gisuatto (Angélica), Cláudio Pradela (Douradina), Paulo Stefanello (Sidrolândia), Diego Bieleski (Bonito), Ângelo Ximenes (Dourados) e Marcus Vinicius Godoy Garcia (Nova Andradina), além de outras autoridades e representantes do agronegócio do estado.
Senar/MS no Showtec
O Sistema Famasul está presente no Showtec 2023 com ações no stand institucional do Senar/MS, e técnicos de campo à disposição para orientações aos produtores e demais visitantes.
Na tradicional agenda, são apresentados produtos e serviços ligados ao agro e suas inovações tecnológicas, assim como sistemas de produção, sustentabilidade, palestras técnicas e resultados de pesquisas.
Realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS, o evento acontece até quinta-feira (25), com ampla programação, que pode ser conferida no link.