Skip directly to content

MS tem redução de 20% no preço médio de fertilizantes, em comparação a dezembro de 2021

17/01/2023 - 10:45

Ainda que com preços reduzidos em relação ao ano anterior, fertilizantes estão com custo muito acima do que em 2020

O último mês de dezembro foi marcado pela redução média de 20% no preço dos fertilizantes em Mato Grosso do Sul, quando comparado com igual período de 2021. Contudo, os insumos apresentaram incremento médio de 99% frente ao mesmo mês de 2020, conforme o Boletim de Fertilizantes da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul -APROSOJA/MS, divulgado nesta semana.

Considerando os preços de 2020, o aumento foi impulsionado principalmente, pelo Cloreto de Potássio (KCl), com incremento de 163%; seguido do formulado de Nitrogênio, Fósforo e Potássio (4-30-10), com incremento de 71% e do Fosfato Monoamônico (MAP), com acréscimo de 64%.

“Na prática, o aumento do preço de venda dos grãos não chegou ao bolso do produtor rural, uma vez que, o custo dos insumos teve aumento significativo, impactando negativamente no lucro líquido do agricultor”, observou o presidente da APROSOJA/MS, André Dobashi, fazendo uma relação entre o cenário de comercialização da produção e os custos de produção.

De janeiro a dezembro, o estado importou 1,2 milhão de toneladas de produtos, uma redução de 2,12% em relação ao mesmo período de 2021. Foram 375 mil toneladas de produtos nitrogenados (N), aumento de quase 23%; 442 mil toneladas de fosfatados (P), redução de 3,10% e 122 mil toneladas de potássicos (K), aumento de cerca de 25%. Em dezembro, os produtos importados pelo MS tiveram origem na China, Rússia, Argélia, Bolívia e Israel.

Os dados apresentados consideram informações da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). O Boletim completo, com dados nacionais pode ser acessado aqui.