Skip directly to content

MS atinge recorde de área de cultivo na safra de soja 22/23

Resultado da safra de soja evidencia a pujança do estado na produção de grãos em área de conversão de pastagem
24/05/2023 - 15:00

Mato Grosso do Sul atingiu 15 milhões de toneladas de grãos, com produtividade média de 62,44 sacas por hectare, em uma área de 4 milhões de hectares na safra de soja 22/23. As informações do SigaMS foram divulgadas pela Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado, durante a abertura da 26ª edição do Showtec, em Maracaju, nesta terça-feira (23).

O ciclo atual apresentou incremento de 7% na área, 61% na produtividade e 72% na produção, em relação à safra 21/22. O presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi salientou que “o record de área cultiva no Mato Grosso do Sul é 100% em área de conversão de pastagem, isso reflete a adoção de tecnologia e manejo assertivo dos produtores sul-mato-grossenses. Nesta safra, contabilizamos 99,4% das áreas cultivadas em sistema de plantio direto, e este é um cenário que conhecemos muito bem, porque o avanço da produtividade só foi possível em função da minimização dos efeitos das intempéries climáticas, por meio de práticas de cultivo sustentáveis”.

Na oportunidade, o presidente da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni, reforçou a importância da pesquisa para o setor produtivo, “a ciência e a tecnologia produzidas pelas Fundações e pelas Embrapas impulsionam o agronegócio. E isso fez com que assumíssemos um papel de destaque no ranking de exportadores de alimentos”.

“O trabalho da Fundação MS tem impacto direto na lucratividade do setor. Toda vez que o produtor investe em tecnologia e em conhecimento, melhora toda a sociedade, uma vez que aumenta a renda, eleva a geração de emprego, sobe a arrecadação de impostos, circula mais dinheiro no município e no estado, e é bom para o meio ambiente, pois o aumento da produtividade, pressiona menos o uso da terra e com isso, temos um ganho ambiental bastante satisfatório e importante para o produtor rural”, afirmou Luciano Muzzi Mendes, destacando o papel das instituições de pesquisa no desempenho da produtividade. 

Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul, enalteceu o trabalho da Fundação MS e homenageou o gestor da instituição realizadora do Showtec, que deve deixar a presidência no próximo mês de junho. “Não podemos deixar de lembrar de que estamos em um estado em que muitas pessoas precisam de oportunidades para crescerem. E o nosso papel, enquanto empreendedores, é nos desenvolvermos para poder gerar oportunidades para essas pessoas. Então, nesse momento só quero agradecer ao presidente da Fundação MS, e agradecer ao Showtec, pela vitrine em que coloca o Mato Grosso do Sul, entre tantas outras iniciativas dentro do nosso estado que fazem as coisas acontecerem”, finalizou o governador.

Para auditar os dados, a equipe técnica do SigaMS percorreu mais de mil propriedades, em 77 municípios, de fevereiro a maio. Quanto à comercialização, o Boletim da Agricultura informou que cerca de 50% da safra já foi comercializada, a um preço médio ponderado de R$ 156,79/saca, gerando uma movimentação de R$ 19,5 bilhões.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

Joelen Cavinatto - Aprosoja/MS