Metodologia de levantamento de safra é debatida na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja
O vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e presidente Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, Andre Dobashi, conduziu reunião mensal na última terça-feira, 30, na sede do Ministério da Agricultura e pecuária (MAPA), em Brasília.
Na oportunidade, os presentes debateram sobre o cenário atual da safra de soja, área plantada de soja e milho, metodologia utilizada para o levantamento de safra, classificação e referencial fotográfico da soja, presença de capim-carrapicho (Cenchrus Echinatus L.) em cargas de soja para exportação e lei de segurança alimentar da China.
A respeito da metodologia de levantamento e acompanhamento de safra, que foi a pauta central, Dobashi destacou que a reunião foi muito importante para abrir a discussão sobre a método utilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelas consultorias privadas. “Nós tivemos aqui várias considerações relevantes, e é um desejo comum que tenhamos uma metodologia única para apurar as safras de soja e de milho de maneira mais assertiva no Brasil”, disse Dobashi.
Estiveram presentes representantes da Coordenação Geral de Fiscalização e Certificação Fitossanitária Internacional (CGFC) e da Coordenação Geral da Qualidade Vegetal (CGQV) da Secretaria de Defesa Sanitária (SDA) do MAPA; Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Associação Brasileira das Empresas e Entidades de Classificação de Produtos Vegetais e Laboratórios de Alimentos (ASCLAVE); Conab; Serasa e das consultorias StoneX; Agroconsult; AgRural; MBAgro e AgResource.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 28 de maio.
Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS – Joélen Cavinatto