Skip directly to content

Inpasa obtém Licença de Instalação e impulsiona a cadeia produtiva de cereais em MS

09/02/2024 - 19:15

 

O presidente e o diretor administrativo da Aprosoja/MS, Jorge Michelc e Paulo Stefanello, participaram, nesta sexta-feira (9), da entrega da Licença de Instalação e divulgação da segunda fase da unidade da Inpasa, em Sidrolândia. A planta atingirá R$ 2,5 bilhões em investimentos, com processamento de 2 milhões de toneladas de grãos, entre milho e sorgo; com geração de 450 mil toneladas de DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles), 44 mil toneladas de óleo vegetal e 800 milhões de litros de etanol, além da geração de energia elétrica, impulsionando a produção de cereais como sorgo e milho, em Mato Grosso do Sul.

Na oportunidade, o vice-presidente da empresa, Rafael Ranzolin, destacou o arrojo de empreendedorismo dentro do Poder Público estadual e o entendimento dos produtores sobre a potencialidade da instalação da indústria. “Em Sidrolândia, nós vimos uma grande oportunidade de começar algo novo na cadeia de biocombustível, a nível de Brasil e de mundo. Hoje começa um grande divisor na indústria de cereais, porque novas matérias primas passam a ser utilizadas pela Inpasa, e o potencial da cultura do sorgo é gigantesco, pois avança onde a cultura do milho não está presente por questões agronômicas, já que é menos exigente em fertilidade de solo e necessidade hídrica.”

A senadora Tereza Cristina refletiu que “hoje, o milho fica e é transformado nesta transição energética, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado. Já o sorgo, podemos cultivar em milhões de hectares onde não se consegue fazer a segunda safra com milho, e com isso vamos tornar o Brasil cada vez mais competitivo.”

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, agradeceu a confiança da empresa depositada no estado e no município. “Um projeto com este investimento precisa ser abraçado pela comunidade e nós temos que celebrar este momento de mais investimentos, mais empregos sendo gerados e mais oportunidades para as pessoas de Sidrolândia e região”, disse Riedel.

Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), relembrou o início dos trabalhos para viabilização da instalação da indústria em Mato Grosso do Sul. “A indústria se encaixa na estratégia de desenvolvimento de MS, que é justamente fazer o processamento aqui. Uma outra questão é que estamos falando de inovação, tecnologia, industrialização, transição energética e agregação de valor”, disse Verruck.

Também estiveram presentes no evento, o presidente do Grupo Inpasa, José Odvar Lopes, a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; o deputado federal, Geraldo Resende; o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Thomitão Beretta; a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camillo e demais autoridades.

Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS - Joélen Cavinatto