Skip directly to content

Fertilizantes tem redução de 25% no preço médio, em MS

23/02/2023 - 15:45

O primeiro mês de 2023 fechou com redução de 25% no preço médio dos fertilizantes, em relação ao mesmo período do ano anterior, em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Boletim de Fertilizantes da Aprosoja/MS. O cloreto de potássio (KCl) teve a maior redução de preço, com 32%; seguido do formulado de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), com 30% e o fosfato monoamônico (MAP), com 14%.

O presidente da associação, André Dobashi, reforça que “apesar dessa redução no preço dos fertilizantes, outros insumos utilizados para implantação e manejo das áreas continuam com valores de compra elevados, impedindo que a queda seja percebida pelo produtor, quando se trata do montante de custos.”

No referido mês, o total da importação apresentou aumento médio de 305% no volume, totalizando 127 mil toneladas de insumos. O destaque do período foi para os insumos fosfatados, com incremento de 702% em comparação com janeiro de 2022, seguido dos nitrogenados, com aumento de 353%. Os produtos importados pelo MS têm origem no China, Rússia, Canadá, Bolívia e Estados Unidos.

Os dados disponibilizados baseiam-se em informações da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). O Boletim completo, com dados nacionais pode ser acessado aqui.