Skip directly to content

Fertilizantes aumentam 123% em relação a 2020

18/11/2022 - 14:45

O custo de produção segue alto para o bolso do produtor rural. O levantamento divulgado pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul - Aprosoja/MS, por meio do Boletim de Fertilizantes do mês de outubro, aponta um incremento médio de 123% no preço desses insumos, nos últimos dois anos, para o estado. Já em relação ao mesmo período de 2021, os preços médios estão iguais, uma vez que, o aumento observado no cloreto de potássio (KCl) equivale a redução do fosfato monoamônico (MAP) e do formulado de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), contudo, isso não significa uma estagnação nos preços, conforme salienta o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi. 

 “Apesar de não se observar um aumento médio nos preços de outubro deste ano em relação ao ano passado, individualmente, o KCl teve um aumento de 29% em relação mesmo período do ano anterior e de 192% em comparação a 2020, o que traz, sim, um incremento no custo de produção de grãos”, afirma. 

No total, de janeiro a outubro, o estado importou 1,1 milhão de toneladas de produtos, um aumento de 4,90% em relação ao mesmo período de 2021. Foram 290 mil toneladas de produtos nitrogenados (N), aumento de quase 20%; 424 mil toneladas de fosfatados (P), crescimento de 3,51% e 119 mil toneladas de potássicos (K), aumento de cerca de 24%. Os produtos importados pelo MS têm origem no Canadá, Rússia, China, Estados Unidos e Egito. 

Os dados disponibilizados pela Aprosoja/MS, baseiam-se em informações da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). O Boletim completo, com dados nacionais pode ser acessado aqui.

Joelen Cavinatto - Aprosoja MS