Skip directly to content

Em visita institucional, presidente e diretoria da Aprosoja/MS entregam estudo técnico a prefeituras de MS

Mapeamento do Uso e Ocupação do Solo será entregue a todos os municípios
15/01/2025 - 15:00

O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, iniciou uma série de visitas insitucionais com o intuíto de divulgar o mapeamento do Uso e Ocupação do Solo de Mato Grosso do Sul. No primeiro encontro, realizado na cidade de Chapadão do Sul, o presidente e os diretores Pompilio Silva e Geraldo Loeff entregaram o estudo e um quadro do município ao prefeito Walter Schlatter. 

Também participaram do encontro, o vice-prefeito Dr. Ernany, o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Maiquel De Gasperi, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Cicero Barbosa dos Santos – Mika.

De acordo com o presidente, o objetivo da visita é estreitar relacionamento com os prefeitos eleitos e reeleitos. "Nosso estado tem vocação para o agronegócio e é importante que os gestores públicos conheçam o estudo que mapeia o estado de ponta a ponta, e indica quais culturas estão contidas em cada região. A nossa intenção é que Uso e Ocupação do Solo se torne uma importante ferramenta para o poder público, na tomada de decisões e até mesmo instalação de fábricas e indústrias para suas respectivas cidades". 

A equipe da Aprosoja/MS visitará os 79 municípios do Estado, realizando a entrega do estudo e de um mapa de cada município, onde estão indicadas a área e as culturas correspondentes.

O mapeamento já foi entregue ao governador Eduardo Riedel, secretários, deputados, bancos, empresários e lideranças do setor do agronegócio do Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Uso e Ocupação do Solo

O estudo técnico da safra 2023/2024 demonstrou que 48% dos mais de 35 milhões e 700 mil hectares do Estado foram dedicados à pastagem; seguidos de áreas remanescentes (30%); soja (11,8%); eucalipto (4,1%), entre outras culturas.

A coleta de dados é realizada de forma estratégica durante os estágios de crescimento das culturas, especificamente nos meses de novembro e dezembro para a estação do verão, e abril e maio para a estação do inverno.

Os dados integram o projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja, em parceria com Governo do Estado, pro meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Ele acompanha as principais atividades desenvolvidas durante o ciclo da cultura da soja e milho, coletando dados e informações. 

 

Texto e fotos: Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS)

Foto da capa: Rafael Fereira (Assessoria de Comunicação da prefeitura de Chapadão do Sul)