Skip directly to content

Em agenda sobre sustentabilidade, Aprosoja/MS defende parceria público-privada

Dobashi debateu alternativas de progresso sustentável para agricultura com Tereza Cristina, Jaime Verruck e outras autoridades do estado
07/06/2022 - 13:30

O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, André Dobashi, participa de uma robusta agenda com o tema sustentabilidade nesta semana. Os compromissos que iniciaram com um almoço nesta segunda-feira (6), se estendem até quarta-feira (8), quando o representante dos produtores de grãos debaterá desafios da produção em Petrolina, em evento da Bayer. Em comum nas ações, está a defesa pela parceria público-privada pela Aprosoja/MS, como alternativa para descarbonização da agropecuária.

Patrocinadora do evento “Agenda Carbono Verde”, a Aprosoja/MS argumentou com a ex-ministra da agricultura, Tereza Cristina, com o secretário da Semagro, Jaime Verruck e outras autoridades locais, a necessidade de ações práticas que acelerem esse processo de descarbonização. “Temos o compromisso da Associação de promover ações que garantam o estado de Mato Grosso do Sul, como carbono neutro antes de 2030. Procuramos fomentar a discussão e apoiar cada vez mais o meio acadêmico, para que promova informações e as levem como insumos para o produtor rural, com soluções que consigam comprovar o sequestro de carbono pela produção”, pontua Dobashi.

Segundo o presidente o evento, ocorrido no Bioparque Pantanal, serviu para visualizar as alternativas sustentáveis e a força do setor rural na defesa pelo ambiental. “As apresentações que vimos neste evento, nos dão a certeza de que quanto mais fomentamos, mais conseguimos comprovar o sequestro da produção, sem esquecer o compromisso com a produção de alimentos”, explica. “Aumentamos a produtividade, expandimos em área e produção, e ainda assim promovemos ações de sustentáveis. Isso comprova a eficiência do produtor rural sul-mato-grossense de produzir com qualidade e preocupação com o meio ambiente”.

Em consonância com o presidente da Aprosoja/MS, o governador de MS Reinaldo Azambuja elogiou as atividades da Associação e ressaltou as palavras do Dobashi. "Hoje é um dia especial para Mato Grosso do Sul. Estamos trabalhando junto com a pesquisa e a ciência para realizar projetos que garantam segurança alimentar sem esquecer da sustentabilidade”.

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou do evento e teve a oportunidade de assinar seis novos contratos de produtores rurais de Bonito, que passaram a receber os PSA – Pagamentos por Serviços Ambientais, uma espécie de benefício para quem preserva, causando impactos positivos para sociedade.

“Essas assinaturas representam uma grande conquista. São resultado de um trabalho sustentável realizado pelos produtores rurais da região. O PSA é uma recompensa pelas ações de preservação já realizadas em suas propriedades., com responsabilidade e conhecimento técnico”, destacou Bertoni. 

Ao todo, 42 proprietários rurais sul-mato-grossenses farão parte do PSA, sendo que o repasse para cada um será de até R$ 27 mil.

Petrolina

A convite da Bayer, André Dobashi, que foi intitulado embaixador do carbono pela multinacional, segue para Petrolina, nesta terça-feira, para participar de evento onde debaterá desafios, tecnologia e inovações para a agricultura, nos próximos anos. O papel das empresas privadas, como parceiras da produção, também consta na agenda. “Acredito que a gente possa se basear nesse pilar, formado por ciência, produção e empresas privadas e construir um futuro sustentável, além de uma imagem do agro muito mais positiva, sempre contemplando ações que eleve não só a produtividade, mas a crença de que o produtor rural brasileiro é realmente um grande agente de despoluição no mundo”, finaliza o presidente da Aprosoja/MS.

Diego Silva/Agro agência