Skip directly to content

Diretoria da Aprosoja/MS debate demandas da cadeia da soja

Encontro mensal reúne diretores de diversas regiões do estado
15/04/2024 - 18:45

A diretoria da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul esteve reunida nesta segunda-feira (15), nas dependências da Casa Rural, para reunião mensal. Na oportunidade, os diretores trataram sobre pagamento de royalties para tecnologia agrícola, cenário da agricultura no estado, renegociação de dívidas e novos projetos da Aprosoja/MS.

Michelc destacou que a discrepância de produtividade relatada entre os diretores é uma realidade em todos os estados do Brasil e isso é fundamentado pelas questões climáticas adversas que atingiram esse ciclo. “Nós estamos acompanhando o encerramento da safra e conforme o levantamento preliminar, acreditamos que a retração na produção aqui em MS vai impactar a capacidade de geração de fluxo de caixa dos produtores, interferindo também nos demais setores da economia, ligados direta ou indiretamente com a cadeia produtiva”, disse Michelc.

Na ocasião, Dobashi trouxe orientações sobre a renegociação de dívidas agrícolas, salientando que o papel das associações de representação de classe é atender as demandas dos produtores neste momento de dificuldade de pagamento de dívidas, principalmente no que tange ao comunicado de incapacidade de pagamento feito por produtores às instituições financeiras. “O não posicionamento da agência quanto à solicitação de renegociação é um problema, porque isso precisa ficar formalizado para evitar a inclusão do produtor no cadastro de inadimplência. A instituição precisa se posicionar, caso contrário, no vencimento da dívida o produtor passa a integrar a lista de inadimplentes. Agora, se o produtor comunicou e teve um posicionamento da instituição financeira, ele não pode ser negativado, de acordo com as determinações do Manual de Crédito Rural”, explicou Dobashi.  

Participaram da reunião o presidente, Jorge Michelc; o vice-presidente, Andre Dobashi; o 2º diretor administrativo, Pompilio Silva; 1º diretor financeiro, Fábio Caminha;  os diretores regionais, Diogo Peixoto da Luz, Geraldo Loeff e Lucio Damália;  os conselheiros fiscais, Fábio Carvalho, Luciano Muzzi Mendes e Luis Alberto Moraes Novaes; o conselheiro consultivo, Christiano Bortolotto; o coordenador de assessoria institucional, Tauan Almeida; o coordenador de campo, Dany Corrêa; o coordenador técnico, Gabriel Balta; o analista de economia, Mateus Fernandes; o assessor jurídico, Lucas Brenner e o advogado Ian Nasser Vital Mendes.

Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS - Joélen Cavinatto