Skip directly to content

Colheita do milho segunda safra segue em ritmo acelerado

09/08/2022 - 17:30

 

O Boletim Casa Rural - Agricultura, divulgado pela Aprosoja/MS e Sistema Famasul, nesta terça-feira (9), traz atualizações sobre a colheita de milho no estado, que atingiu 41,3% da área total, o que representa mais de 822 mil hectares. Na última semana, a operação avançou 15,1 pontos percentuais (p.p.) e está 21,16 p.p. acima que o mesmo período do ano anterior. A região norte apresenta colheita mais adiantada, com média de 91,2%, a região central está com 34,5% e a região sul com 33,9%.

A equipe técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio - SIGA-MS, afirma que as lavouras variam do estádio fenológico R4, quando o grão apresenta consistência pastosa e alta umidade; e R6, quando a planta atinge a maturidade fisiológica e umidade em torno de 15%, ideal para colheita. Os insetos, plantas daninhas e doenças estão dentro do nível de controle, e 80,8% das lavouras estão em boas condições, 12,8% em estado regular e 6,4% apresentam condições ruins.

A estimativa inicial de 1,992 milhão de hectares de área plantada, 78,13 sacas/hectare  de produtividade e 9,34 milhões de toneladas de produção se mantém.

Previsão do tempo: Tempo instável até esta terça-feira (09), e previsão de queda acentuada na temperatura para a maior parte do MS. Entre a quarta e a sexta-feira desta semana, a previsão indica tempo firme, variação de nebulosidade e possibilidade de ocorrência de geada fraca à moderada na região sul do estado. A partir do dia 12, a temperatura voltará a subir.

Mais informações sobre o andamento da colheita da segunda safra podem ser obtidas no https://aprosojams.org.br/informativo-siga-ms.