Skip directly to content

Colheita de milho segunda safra é finalizada em MS

05/10/2022 - 09:15

Dados revisados apontam aumento de produtividade e produção

 

A colheita do milho segunda safra foi finalizada em Mato Grosso do Sul, atingindo 1,992 milhão de hectares, na última semana. Com a revisão dos números estimados para a safra, a produtividade passou de 78 para 96 sacas/hectare e a produção aumentou de 9,34 para 11,47 milhões de toneladas. As informações integram o Boletim da Casa Rural, divulgado pela Aprosoja/MS e Sistema Famasul, divulgado nesta semana.

Em relação à safra anterior, os novos dados representam incremento de 101% na produtividade e 75% na produção. Até o momento foram comercializados 50,20% da safra do grão, ao preço disponível de R$ 72,24.

A região norte finalizou a operação com adiantamento de aproximadamente cinco semanas, em relação as demais regiões, que finalizaram a colheita mais recentemente.

Soja: A estimativa para a safra de soja 22/23 aponta cultivo em área de 3,8 milhões de hectares, incremento de apenas 2,5% em relação à safra anterior; com produtividade média de 53 sc/ha e produção de 12,3 milhões de toneladas.

O aumento de 26% nos custos de produção ocasionou a redução na expectativa de incremento de área, que tem média de crescimento de 7% a cada safra.

A região sul do estado apresenta 3,3% da área plantada, o centro e o norte tem semeadura de 2,2% e 1,4% da área, respetivamente; o que corresponde ao volume de 103 mil hectares, até o momento, de acordo com o Projeto SIGA-MS. Em relação à safra anterior, a operação está 0,20 pontos percentuais acima, com avanço de 1,5 pontos percentuais nos últimos sete dias.

Mais informações sobre a finalização da colheita da safra de milho, início da semeadura da soja e previsão de tempo podem ser obtidas aqui.