Skip directly to content

Aprosoja/MS ressalta papel do agricultor no processo de descarbonização do Estado

12/08/2022 - 22:30

Estratégias de descarbonização da agropecuária foi o destaque da apresentação do presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, durante o painel temático da Caravana ILPF, que debateu o desenvolvimento do sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta e mercado de carbono.  Em sua fala, ele ainda destacou o trabalho desempenhado pelos agricultores de Mato Grosso do Sul, com apoio de entidades de pesquisa e Governo do Estado.

“O solo permanente coberto com diversidade de culturas, sequestro de carbono e manejo racional de insumos. O que o produtor faz hoje é isso, unir culturas de faturamentos, consorciada com culturas de sequestro. Fazendo isso,  nosso papel de produtor está feito”, explicou Dobashi.

A iniciativa, que é realizada pela Rede ILPF, irá percorrer mais de 10 estados brasileiros, até 2023, buscando difundir  e ampliar a área ILPF no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais sobre os sistemas de Integração nas diversas regiões produtoras do país.

Representando o Governo do Estado, no evento, o Superintendente da Semagro, Rogério Beretta, também exaltou o trabalho da classe produtora, reafirmando a parceria entre os setores na busca de zerar as emissões de Mato Grosso do Sul até 2030.

“O produtor rural está fazendo o dever de casa e podemos acreditar em um futuro promissor. Na COP 26, fizemos o compromisso de ter um Estado de Carbono Neutro até 2030, no ritmo que estamos, já acreditamos que alcançaremos essa meta bem antes do esperado", afirmou Beretta.

Anfitrião do evento, o presidente do SRCG, Alessandro Coelho, reafirmou a importância da iniciativa e ressaltou os produtores que já têm investido em ciência e buscado alternativas sustentáveis que geram benefícios a toda sociedade.

“É uma honra e responsabilidade recepcionar uma ação de tamanha relevância. Vem de encontro com outras iniciativas que já temos realizado aqui no Sindicato. Mato Grosso do Sul, tem uma infinidade de áreas degradadas que poderiam estar gerando crédito e capturando carbono, aqui temos essa oportunidade de levar informações e mostrar na prática o reflexo de se produzir com estratégia”, disse o presidente do SRCG.

O evento que aconteceu na sede da Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, contou ainda com a participação do Coordenador nacional da Caravana ILPF, o pesquisador Marcelo Miller, do pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo, do gerente de negócios florestais da Suzano, Miguel Caldini e do diretor da empresa Regrow, Renato Rodrigues.