Skip directly to content

Aprosoja/MS leva informação sobre consumo de água no campo à estudantes

24/05/2022 - 21:30

Nesta terça-feira (24) o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, deu início a um projeto que esclarece informações ligadas ao agronegócio, em escolas de Mato Grosso do Sul. A primeira ação ocorreu na escola Topo Gigio, de Ponta Porã. Uma apresentação para centenas de crianças, levou informações sobre consumo de água, no campo e na cidade. 

O principal objetivo da ação é o combate às Fake News, ligadas à agropecuária, que podem ser encontradas em rodas de conversas e até mesmo em livros didáticos.

Dobashi destacou que ao contrário do que é falado, o setor tem consumido a água com racionalidade e responsabilidade, apresentando aos alunos o conceito da água virtual, que consiste em compreender a quantidade de água utilizada de forma direta ou indireta na produção dos diversos produtos que consumimos diariamente. Segundo ele, esses dados são importantes, pois através deles é possível verificar o impacto ambiental e formas de reduzir o consumo nos processos produtivos.

“A verdade é que o produtor busca sempre o uso racional do recurso, é claro que ainda precisamos avançar para melhorar nossa eficiência, até porque isso impacta diretamente no custo de produção. A maioria das nossas propriedades rurais toma emprestado da natureza a água da chuva, que iria aos rios e oceanos, e a devolve limpa, com a evaporação, transpiração e infiltração no solo”, explicou Dobashi.

Já faz alguns anos que agropecuária têm implantado ações e práticas conservacionistas. Um exemplo disso foi a criação do Programa Águas do Agro, pelo Ministério da Agricultura, que tem por propósito promover o desenvolvimento econômico sustentável no meio rural por meio do fomento e da adoção de práticas de conservação de solo e água, como apresentou o presidente da Aprosoja/MS, durante a palestra.

"Agropecuária moderna não permite deslizes com os recursos naturais, e o produtor rural tem total ciência disso. A cada dia são implantadas novas tecnologias, formas de manejo,  sistemas como os que integram a lavoura-pecuária-floresta, tudo conciliando o aumento de produtividade com a preservação desses recursos”, afirmou André.

Não é a primeira iniciativa que Aprosoja/MS, realiza nas escolas, em 2021, a Associação lançou a campanha para incentivar os pais a avaliarem informações dos livros didáticos, ligadas ao agronegócio, mais especificamente à agricultura. O objetivo era verificar se o conteúdo corresponde à realidade do setor e o contexto em que citam a agropecuária.

Diego Silva/Agro Agência