Skip directly to content

Aprosoja/MS lança manual de zoneamento do milho

04/02/2022 - 13:00

Pensando sempre no desenvolvimento da agricultura sul mato-grossense, a cada safra a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), por meio da sua equipe técnica, elaborarão o Manual Analítico do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a Cultura do Milho 2ª Safra de Mato Grosso do Sul.

O trabalho busca simplificar o material técnico divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sobre o zoneamento agrícola, divulgado na Portaria nº 457, de 08 de outubro de 2021. De acordo com a Associação, o manual foi elaborado para o produtor encontrar seu município e padronizar o plantio considerando risco, evitando a operação em períodos não indicados.

O material conta com informações técnicas para 79 municípios do estado, onde os produtores rurais e técnicos, poderão conferir recomendações das melhores datas para plantio, estimativas de riscos e efeitos para cada solo.

Para elaboração do zoneamento foram considerados os fatores de temperatura, chuva, ciclo e fases fenológicas e capacidade de água.

A Aprosoja/MS, ainda coloca à disposição dos produtores rurais, uma equipe de técnicos, para sanar e tirar dúvidas.

Clique aqui e confira o manual.