Aprosoja/MS finaliza o levantamento de Uso e Ocupação de Solo da 1ª safra 24/25
Nesta semana, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, finalizou o levantamento de campo do Uso e Ocupação do Solo da 1ª safra 2024/2025. A coleta dos dados foi realizada a partir do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul – SIGA-MS, em parceria com o Governo do Estado e o Sistema Famasul, e apurou as principais culturas agrícolas implementadas em solo sul-mato-grossense.
A equipe técnica da Aprosoja/MS percorreu 29 mil quilômetros, georreferenciou 31,3 mil pontos em rodovias e estradas municipais, estaduais e federais, entre os meses de novembro e dezembro. Nesta etapa, foram identificadas seguintes culturas: soja, cana-de-açúcar, eucalipto, pinus, seringueira, pasto, áreas remanescentes florestais e outras culturas não classificadas.
O coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta ressalta que “o trabalho envolve a observações de campo, com marcação de coordenadas geográficas a cada 1 km, nos dois lados da via. Essa visualização presencial aumenta a precisão na identificação das culturas, trazendo mais veracidade para o estudo”.
A partir desta apuração, os dados serão processados pelo departamento técnico e compilados em um material informativo segmentado por município. A previsão de divulgação é para o mês abril de 2025.
Mais informações e mapas do Uso e Ocupação de Solo das safras anteriores podem ser conferidos aqui.
Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)
Imagem: Aprosoja/MS