Aprosoja/MS alerta para risco de novos temporais
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), alerta para o risco de novas tempestades para o Estado. Os dados foram divulgados através do informativo CEMTEC da previsão do tempo - MS, nº 9, que indica a probabilidade de tempo severo em MS, a partir da noite de sexta e se estendendo durante todo o final de semana, com chuvas de intensidade de moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento de 50 até 100Km/h e eventual queda de granizo.
De acordo com a meteorologista e coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), Valesca Fernandes, a mudança climática, acontece devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.
O boletim da previsão do tempo é divulgado toda segunda e quinta-feira, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), com análises do CEMTEC/MS.
Com a possibilidade de possíveis danos, a Aprosoja/MS, preparou algumas recomendações de segurança para minimizar os riscos.
Medidas preventivas
- Verifique as instalações, olhando o telhado, principalmente o madeiramento;
- Não deixe entulhos soltos no pátio;
- Revise a iluminação de emergência nas estruturas.
Como agir durante?
- Mantenha maquinários e equipamentos afastados de árvores, torres de transmissão e placas de segurança. Se possível cubra com lonas para evitar possíveis danos ao equipamento;
- Pare a operação de semeadura se avistar a mudança climática;
- Se você estiver longe de casa e em local aberto, deite-se em uma vala ou depressão do terreno para se proteger;
- Feche bem janelas e portas, evitando fluxos de ventos no interior de sua casa;
- Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro de água e gás;
- Se você estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos;
- Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você.
Lembrando que danos causados por vendavais e queda de granizo nas plantações são irreversíveis e a solução é o replantio da cultura, após os vendavais inspecione o campo evitando o contato com os cabos ou redes elétricas caídas. em caso de emergência ligue 199 à Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.