Skip directly to content

Aprosoja/MS alerta para risco de novos temporais

22/10/2021 - 17:15

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), alerta para o risco de novas tempestades para  o Estado. Os dados foram divulgados através do informativo CEMTEC da previsão do tempo - MS, nº 9, que indica a probabilidade de tempo severo em MS, a partir da noite de sexta e se estendendo durante todo o final de semana, com chuvas de intensidade de moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento de 50 até 100Km/h e eventual queda de granizo.

De acordo com a meteorologista e coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC),  Valesca Fernandes, a mudança climática, acontece devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.

O boletim da previsão do tempo é divulgado toda segunda e quinta-feira, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), com análises do CEMTEC/MS.

Com a possibilidade de possíveis danos, a Aprosoja/MS, preparou algumas recomendações de segurança para minimizar os riscos.

Medidas preventivas

  • Verifique as instalações, olhando o telhado, principalmente o madeiramento;
  • Não deixe entulhos soltos no pátio;
  • Revise a iluminação de emergência nas estruturas.

Como agir durante?

  • Mantenha maquinários e equipamentos afastados de árvores, torres de transmissão e placas de segurança. Se possível cubra com lonas para evitar possíveis danos ao equipamento;
  • Pare a operação de semeadura se avistar a mudança climática;
  • Se você estiver longe de casa e em local aberto, deite-se em uma vala ou depressão do terreno para se proteger;
  • Feche bem janelas e portas, evitando fluxos de ventos no interior de sua casa;
  • Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro de água e gás;
  • Se você estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos;
  • Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você.

Lembrando que danos causados por vendavais e queda de granizo nas plantações são irreversíveis e a solução é o replantio da cultura, após os vendavais inspecione o campo evitando o contato com os cabos ou redes elétricas caídas. em caso de emergência ligue 199 à Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.