Skip directly to content

Aprosoja/MS acompanha o início das instalações das novas estações meteorológicas de Mato Grosso do Sul

Com tecnologia de ponta e integração ao sistema global, as unidades meteorológicas ampliarão a área de monitoramento climático no Estado
14/05/2025 - 12:15

 

Nesta semana, a equipe técnica da Aprosoja/MS está na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense, para acompanhar a instalação da primeira unidade meteorológica do Projeto Estações Meteorológicas de Mato Grosso do Sul. A programação marca o início de uma nova fase no monitoramento climático estadual, com foco em ampliar a cobertura territorial e garantir dados mais precisos e confiáveis para a comunidade e setor produtivo.

Com tecnologia de última geração e integração a sistemas de monitoramento globais, as 19 novas estações meteorológicas do modelo MAWS (Mobile Automatic Weather Station) seguirão padrões de instituições governamentais e serão responsáveis por registrar temperatura, umidade relativa do ar, sensação térmica, velocidade e rajadas de vento, precipitação e radiação solar. Essas informações serão subsidiarão as previsões climáticas do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), além de contribuir com pesquisas e planejamento das atividades agrícolas e pecuárias no Estado.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 50 estações meteorológicas distribuídas em 45 municípios, com raio de cobertura limitado a apenas 50 km, comprometendo a captação de dados em regiões mais remotas. O novo projeto executado pela Aprosoja/MS, em parceria com o Governo do Estado tem o objetivo de preencher a lacuna geográfica e aumentar a confiabilidade dos dados. 
Além da Nhecolândia, as demais unidades serão instaladas até setembro de 2026 nos municípios de Água Clara, Inocência, Paraíso das Águas, Figueirão, Aquidauana, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Anaurilândia, Naviraí, Nioaque, Amambai, Corumbá, Porto Murtinho e Alcinópolis, bem como nas localidades pantaneiras de Abobral, Paiaguás e Amolar.

De acordo com o coordenador técnico da Aprosoja/MS e um dos responsáveis pelo Projeto, Gabriel Balta, o início do funcionamento das estações ocorrerá a partir da conclusão da instalação de todas as unidades. “Nosso objetivo é entregar dados confiáveis e que realmente façam a diferença para o setor agrícola e para a sociedade em geral. Por isso, estamos acompanhando de perto cada etapa da instalação, garantindo que tudo esteja conforme os padrões técnicos exigidos. Esse cuidado reforça o nosso compromisso com um monitoramento climático eficiente e como entidade executora do projeto”, enfatiza Balta. 

O Projeto Estações Meteorológicas é uma parceria entre Aprosoja/MS, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com recursos provenientes do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems) e do Fundo de Regularização de Terras (FUNTER) e conta com o aporte governamental de R$ 7,8 milhões.

Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)

Foto: Governo de Mato Grosso do Sul