COP28: presidente da Aprosoja/MS destaca a sustentabilidade do setor produtivo
O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul - Aprosoja/MS, Andre Dobashi, integrou a comitiva sul-mato-grossense, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (UAE), nesta semana.
Dobashi ressaltou que se percebe um avanço na consciência sobre questões climáticas a nível mundial, e que o maior desafio agora, é viabilizar as ações sustentáveis. “O papel fundamental que nós, produtores rurais, temos nesse processo de sustentabilidade está muito claro. Neste momento, as governanças precisam dar um passo à frente, entendendo de que forma essas ações poderão ser financiadas e quem serão os principais players nesse processo, para que a partir disso, seja possível aumentar os resultados”, explicou.
O objetivo da comitiva do MS foi alinhar a política climática estadual já implantada, a fim de garantir fontes de recursos para a mitigação das emissões e promoção da sustentabilidade.
Plataforma Carbon Control
No evento, o governo do estado lançou, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul, a Plataforma Carbon Control, que irá certificar o balanço de emissões de carbono do setor produtivo, industrial e comercial, como parte da iniciativa de tornar o estado neutro até 2030.
Dobashi participou do lançamento e enfatizou que “o Projeto SIGA, executado pela Aprosoja/MS servirá como base para emissão de um selo que será um dos resultados palpáveis desta iniciativa, aumentando a credibilidade dos sistemas em Mato Grosso do Sul, no que se refere à sustentabilidade”, explicou.
Imagem: Semadesc
Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS - Joélen Cavinatto