Skip directly to content

Safra de soja 2024/2025: Mais de 96% da área foi colhida em MS

A área colhida até o momento, é de aproximadamente 4,3 milhões de hectares.
09/04/2025 - 08:15

De acordo com informações do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, até o dia 4 de abril a colheita de soja para a safra 2024/2025 alcançou 96,4% da área total.  A região sul está com a colheita mais avançada, com média de 97,5%, enquanto a região centro está com 96,8% e a região norte com 91,2% de média. A área colhida até o momento, é de aproximadamente 4,3 milhões de hectares.

Com base na avaliação semanal, cerca de 2,3 milhões de hectares estão afetados pelo estresse hídrico, representando 52% da área total. As lavouras mais atingidas são aquelas implantadas entre setembro e meados de outubro. Entre dezembro e janeiro, houve uma redução drástica nas precipitações, especialmente em janeiro, um mês crucial para a cultura da soja no estado, pois geralmente concentra o período de enchimento de grãos.

A expectativa para esta safra é que a área cultivada seja 6,8% maior em comparação ao ciclo anterior, alcançando 4,5  milhões de hectares. A produtividade estimada foi revisada para 54,4 sacas por hectare, resultando em uma produção esperada de 14,6 milhões de toneladas. Essa perspectiva é baseada na amostragem de 10,7% da área estimada.

"A área, produtividade e produção ainda serão confirmadas no estado, pois estamos apenas no início da amostragem. O objetivo de toda safra é atingir, no mínimo, 30% de amostragem da área total. Nas safras passadas, amostramos no mínimo 1.000 propriedades, com alguns municípios tendo praticamente toda a sua área amostrada. Além disso, teremos a revisão da área, que será concluída ao final da colheita, demonstrando a área total plantada no estado com base em dados de sensoriamento remoto", aponta o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta.

Metodologia dos dados da Produtividade

Soja: O período de amostragem ocorre entre os meses de fevereiro e abril.

Estimativa Inicial: Baseada na média dos dados dos últimos cinco anos.

Estimativa de Revisão: Realizada com base em uma amostragem de 10% da área.

Produtividade Final: Consolidada após a obtenção dos dados de área, coletados por sensoriamento remoto, combinados com a amostragem de produtividade, que deve cobrir, no mínimo, 30% da área total cultivada. Esse processo garante maior precisão e confiabilidade nos resultados finais.

 Levantamento de Campo: Amostragem e média dos produtores, que geram a revisão de produtividade e a produtividade final.

Levantamento de Produtividade Preliminar: Dados semanais obtidos através de conversas com produtores e lideranças. Esses dados são incluídos no boletim semanal durante o levantamento de produtividade, demonstrando a variação da safra e permitindo que bancos façam negociações.

Mais informações sobre as lavouras de soja e milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas clicando aqui . 

Texto: Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS)
Foto: arquivo da Aprosoja/MS