Skip directly to content

Nota de repúdio às declarações de Jorge Viana

29/03/2023 - 11:30

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, em discordância da postura e ao discurso do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, vem a público repudiar o posicionamento do líder, perante o principal elo comercial brasileiro, a China. Esta Associação considera que as palavras de Jorge Viana como infelizes, com possíveis graves consequências à balança comercial e ao trabalho diariamente desempenhado pelo produtor rural brasileiro.

Remeter o desmatamento ilegal à agropecuária, no lugar de valorizar as inúmeras iniciativas sustentáveis aplicadas da porteira para dentro, é ignorar completamente a legislação brasileira, que abrange o um dos mais rígidos códigos florestais do mundo, e ainda, ignora todo o trabalho científico por trás da produção, incluindo 50 anos de dedicação da Embrapa, um dos órgãos de pesquisa mais respeitados do mundo.

Ao selecionar dados que põe em xeque o desempenho extraordinário do agronegócio brasileiro, Jorge Viana abre mão de valorizar iniciativas como o plantio direto, a agricultura de precisão, consórcio e a rotação de culturas, cuidados sanitários, e ainda, abre mão de valorizar o papel social da produção agropecuária, principal fonte de renda de diversos municípios brasileiros e gerador de dignidade.

Não é admissível o desserviço causado pelo presidente da Apex. A agropecuária, mais especificamente, a agricultura, já possui desafios demais para se provar eficiente, diante de fake news que há anos rondam o setor. Estamos em um processo muito maior, de metrificar emissões, provarmos cientificamente a eficiência e as compensações dessas emissões, garantirmos produtividades, mesmo em anos de desafios climáticos. Por fim, a Aprosoja/MS e seus associados, repudia o discurso do representante da Apex Brasil, e esclarece que não há espaço na atual agenda da agropecuária, para lidar com o despreparo ou com discurso mal elaborado.