Skip directly to content

Nota de Repúdio

27/08/2022 - 06:15
A Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul manifesta publicamente o repúdio às palavras do candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentadas na última quinta-feira (25), em rede nacional durante entrevista ao principal telejornal da Rede Globo, quando ligou o agronegócio brasileiro ao fascismo.
 
Esta Associação, sua diretoria e associados, lutam voluntariamente em busca de avanços à agropecuária, todos os dias. E verificar que um candidato, ao cargo mais alto da política brasileira, se direciona ao setor, independente do contexto, de forma irresponsável, adjetivando o agronegócio, de forma pejorativa, como fascista, é inadmissível.
 
A atitude é digna de repúdio não só pela classe produtora, que busca o desenvolvimento econômico de suas regiões, produzindo comida, gerando emprego e renda, mas também pela ciência e cientistas, que se debruçam à agricultura e à pecuária, tornando essas atividades cada dia mais eficientes.
 
A agropecuária levou décadas para ser reconhecida como um motor econômico e social do Brasil. Historicamente o setor atingiu um patamar de eficiência, com respeito ambiental, que merece ser cultivado e valorizado. Neste sentido, qualquer desserviço, que um pronunciamento em rede nacional, possa acarretar ao setor, colocando o agro como vilão de uma história, é digno de aversão.
 
Por fim, a Aprosoja/MS esclarece a este e todos os demais candidatos a cargos públicos nas eleições 2022, que o agro nunca foi ‘problema’. O agro é parte da solução nacional e mundial, para diversas questões ambientais, sociais, econômicas.