Skip directly to content

Mulheres ligadas à agricultura de MS participam de agenda no Instituto Pensar Agro

31/05/2022 - 17:15

As agrônomas e produtoras rurais Laiz Violin Ciceri e Malena May, juntas da economista da Aprosoja/MS, Renata Farias, participaram nesta terça-feira (31), de agenda no Instituto Pensar Agro – IPA, ligado à Frente Parlamentar da Agropecuária, da Câmara Federal, a fim de conhecer detalhes sobre os processos que acarretam uma legislação federal e identificar formas de contribuir, de maneira técnica, com a agropecuária nacional. A agenda também incluiu a comemoração de 10 anos do Código Florestal Brasileiro.
 
Segundo o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, que também participou das agendas, o IPA tem papel fundamental no desenvolvimento do setor e necessita de ações femininas. “Estivemos no Instituto Pensar Agro, conhecendo as ações e projetos, fomos recebidos pelo presidente Nilson Leitão, que fez uma apresentação destacando a importância da representatividade, e detalhando o verdadeiro papel das entidades em relação ao agronegócio. Tivemos a oportunidade de conhecer a história do IPA, toda sua área de atuação, além da relevância do Instituto na criação do Código Florestal e de como o setor agro é diferenciado por ter munição técnica, de um Instituto, como o Pensar Agro”.
 
Segundo ele, um dos fatos mais relevantes, é o potencial do IPA de reunir 48 entidades, dos mais diversos setores relacionados ao agronegócio, incluindo indústria e outros players, que contribuem de diversas maneiras para o agro, desempenho das tecnologias e para a comunicação. “Assim são formadas as comissões técnicas, espelhadas dentro da Frente Parlamentar, onde cada comissão temática, tem representante parlamentar que encabeça essas ações no Congresso, para levar as demandas e transformar em medidas provisórias e leis, que vão dar a segurança para o agronegócio trabalhar”, relata Dobashi.
 
Para o presidente é fundamental o papel do Instituto, uma vez que o setor agropecuário e os representantes de quem está na base da agricultura precisam ser ouvidos, antes do desenvolvimento de qualquer lei ou tomada de decisão legal. “Os parlamentares precisam realmente ouvir a demanda do setor produtivo, o que realmente o setor precisa para produzir cada vez melhor e com sustentabilidade”.
 
Durante o tradicional almoço do IPA/FPA, que acontece todas as terça-feiras, com diferentes pautas do setor, desta vez contaram com a presença do chefe geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, que valorizou o imageamento do uso de ocupação territorial brasileira, destacando que o Brasil tem 66% das suas áreas preservadas.

Diego Silva / Agro Agência