Skip directly to content

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja debate cenário da safra e perspectivas para negociação de custeio

Reunião contou com a presença de representantes de órgãos públicos e privados
29/02/2024 - 13:30

O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Jorge Michelc, participou virtualmente, da 5ª reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja, presidida pelo vice-presidente da Associação, André Dobashi. A reunião aconteceu na última terça-feira, (27), em Brasília e teve o cenário da safra de grãos brasileira como tema central.

Na oportunidade, os representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlos Guedes, apresentaram a metodologia utilizada para o levantamento da safra, que aponta para uma colheita de 149,4 milhões de toneladas, redução de cerca de 4% em comparação com a safra do ano passado.

Para Dobashi, é fundamental que haja uma cooperação entre instituições públicas e privadas para a obtenção de referências de forma rápida e eficiente. “Precisamos ter essas informações assertivas para que, tanto o produtor quanto governo e órgãos como consultorias, possam utilizar a densidade de uma maneira mais estratégica”, disse Dobashi, se referindo a precisão do volume da safra.

O subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, explanou sobre a expectativa de recursos e sobre a prorrogação dos custeios, além das taxas de juros praticadas.

Já o assessor especial do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Augustin, salientou a necessidade de um alinhamento entre o Ministério, representantes do setor, órgãos públicos e privados, e entidades financeiras.

A próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja acontecerá no dia 26 de março.

Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS - Joélen Cavinatto