Skip directly to content

Artigo: Oferta e Demanda da soja e do milho sul mato-grossense

06/08/2021 - 11:45

A produção de soja e milho faz parte do primeiro setor e ganhou espaço no Brasil e no Mato Grosso do Sul na última década. O complexo agroindustrial dos grãos tem permitido o crescimento e o desenvolvimento econômico, principalmente pela elevada exportação para países como a China, União Europeia e Sudeste Asiático. O regime cambial tem grande influência no volume comercializado entre o Brasil e o resto do mundo, assim como entre o Mato Grosso do Sul e demais países. Fato corrente pelo impacto no preço do mercado disponível e futuro.

Por isso, a elaboração e análise do quadro de oferta e demanda contribui para identificar o volume disponível para comercialização e o volume requisitado pelo mercado interno. O estudo utiliza dados secundários e estimativa sobre o consumo interno estadual. Ao longo das safras 2013/2014 a 2019/2020, é evidente a inclinação positiva da oferta e da demanda no Mato Grosso do Sul.

A produção crescente é a principal variável contribuinte desse movimento. Para utilizar toda a capacidade produtiva, agregar valor ao produto e elevar a rentabilidade, tem como melhor caminho aumentar o volume disponível para esmagamento no mercado interno e para produção de ração, óleo e farelo em maior quantidade. Assim, contribuindo para aumento da industrialização a ser realizada por cooperativas, cerealistas, tradings e indústrias; desenvolvendo ainda mais a economia do estado, conjuntamente com a brasileira. Desenhar o fluxo do complexo agroindustrial da soja e do milho, identificando o escoamento interestadual e os gargalos, é a sugestão para próximos estudos.

Confira o artigo na ìntegra