Skip directly to content

Aprosoja/MS participa de reunião sobre redução da taxa de importação de defensivos agrícolas

O encontro contou com a presença da vice-presidente da Corteva, Shona Sabn
29/02/2024 - 16:45

 

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja, Andre Dobashi, participou de reunião com a vice-presidente global de Relações Públicas da Corteva, Shona Sabnis, nesta semana, Brasília. Entre os assuntos, os presentes debateram sobre o incremento na taxa de importação de defensivos, potencial para a utilização de biológicos e a importância da comunicação para o setor produtivo brasileiro.

Dobashi ressaltou que “em momentos como este, de redução do fluxo de caixa do produtor rural, é primordial que o custo de produção das próximas safras favoreça o desenvolvimento das atividades e para isso, é necessário que haja uma redução na taxa de importação de defensivos agrícolas. Essa é uma demanda que representa todo o setor o produtivo, e a mobilização contrária dos representantes do segmento, via Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, pode trazer fôlego ao produtor rural e impulsionar as safras que estão pela frente”.

De acordo com o estudo de custo de produção desenvolvido pela Aprosoja/MS, os custos com fertilizantes, sementes e defensivos utilizados na safra de soja 20/21, giravam em torno de R$ 3.000,00/hectare, enquanto que na safra atual o produtor precisou desembolsar um montante de aproximadamente R$ 5.000,00/hectare para aquisição dos mesmos insumos. Estes números evidenciam o incremento de custo já sentido pelos produtores, bem com a necessidade de redução.   

Representando a Corteva, também participaram da reunião o líder de relações institucionais das América, Karis Gutter; o relações governamentais (sementes), Pedro Palantinik; a relações governamentais e comunicação da América Latina, Vivian Bialski e a relações governamentais (defensivos), Rosemeire dos Santos.

O presidente da Comissão de Cereais da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Ariolli; o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa; o diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira e o diretor técnico da Abramilho, Daniel Rosa também estiveram presentes.

Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS - Joélen Cavinatto