Skip directly to content

Volume médio de grãos embarcado em Paranaguá aumenta 28%

O volume médio de grãos embarcado por hora no Corredor de Exportação de Granéis Sólidos do Porto de Paranaguá em janeiro e fevereiro aumentou 28% na comparação anual, para 750 toneladas, de 596 toneladas por hora no primeiro bimestre de 2013. Os dados constam em nota divulgada nesta sexta, dia 21, pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). De acordo com a entidade, os ganhos operacionais devem se intensificar com a adoção de uma regra que dá preferência de embarque em um dos três berços do corredor aos operadores com melhores índices de produtividade.

– Apesar de ter entrado em vigor em janeiro, a regra começou a ser adotada mesmo a partir deste mês porque ela exigia condições iguais dos três berços de atracação para o seu funcionamento. Agora que todos os berços estão em condições similares, a regra começou efetivamente a ser usada – explicou o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, em comunicado.

Somente em março, 12 navios atracaram seguindo a nova norma. Em fevereiro, apenas um a utilizou. Nos dois primeiros meses de 2014, o Porto de Paranaguá exportou 2,26 milhões de toneladas de grãos, 11,5% mais que o volume registrado em igual intervalo de 2013, mostraram números da administração O pátio de triagem recebeu 60,6 mil caminhões, 36% acima do número verificado no mesmo período do ano anterior, conforme a entidade.

Estadão Conteúdo