Skip directly to content

Variedades de soja são destaque no Showtec

Atualmente, 20 empresas no País comercializam soja. Em média, cada empresa conta com cinco variedades diferentes. As opções para o produtor são inúmeras e a escolha deve ser feita de acordo com fatores como condições climáticas, padrão de solo, época de semeadura e resistência às pragas. A explicação é do engenheiro agrônomo, Carlos Pitol, que comandou o giro tecnológico “Variedades de Soja”, durante o segundo dia da 19ª edição do Showtec, que acontece até o dia 23 de janeiro, em Maracaju.

Entre as variedades mais comum estão a soja convencional, a soja OGM RR, resistente à glifosato, e a soja OGM BtRR, resistente à glifosato e largadas. “A escolha da variedade não pode ser feita ao acaso”, aconselhou Pitol. Durante o giro, Pitol abordou sobre as melhores épocas para semeadura. “Embora o vazio sanitário se encerre no dia 15 de setembro, a recomendação é aguardar o plantio de soja para o dia primeiro de outubro e de milho safrinha entre início de fevereiro até dez de março.

A orientação do engenheiro agrônomo segue um estudo feito, com contribuição da Fundação MS, das condições climáticas dos últimos 60 anos, analisando os 10 dias finais de setembro. O estudo apontou que em 30% do período avaliando, não houve chuva. Em outros 30% houve chuva no período, com 20 dias seguidos sem precipitações. Em 40%, a chuva permaneceu mesmo após o final de setembro. “Ou seja. A probabilidade de chuvas no início de outubro é maior. É melhor trabalhar com segurança do que arriscar ficar no prejuízo. Quando o produtor perde, todo o setor sente”, diz.

Sobre o Showtec
Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento, que irá acontecer de 21 a 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS, tem como promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e patrocinadores Bayer CorpScience, Dow AgroSciences, Caixa e Prefeitura de Maracaju, além de contar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) como patrocinadores institucionais.