Trator a biometano é destaque em Milão
Alimentando o Planeta, energia para a vida é o tema da ExpoMilão, a exposição universal que começou em abril e se estende até outubro na cidade italiana.
Uma das patrocinadoras do evento, a CNHi levou à exposição sua principal aposta: um trator de 170 cv movido a metano, que vem sendo testado há três anos na Fazenda La Belotta, próxima a Turim, uma espécie de campo de ensaios de alternativas sustentáveis para a agropecuária.
O protótipo da La Bellotta, utiliza biometano, gás produzido na própria fazenda, a partir da biomassa(restos de cultura) e dejetos de aves, suínos e bovinos.
Além de reduzir significativamente a emissão de carbono, o trator reduz entre 20% e 40% os custos com combustível em relação ao trator convencional a diesel, com a mesma performance, informam os técnicos da CNHi.
O protótipo tem nove tanques de gás integrados com capacidade para 300 litros de metano, o que dá uma autonomia de meio dia no campo.
"Esse é um dos desafios que temos pela frente. Aumentar a autonomia do trator no campo", diz Carlos Lambro, presidente mundial da New Holland Agrícola.
La Bellotta, com 500 hectares, produz grãos (milho etriticale), aves e tem como principal atividade a venda de energia elétrica à região, produzida em dois grandes biodigestores.
A propriedade produz 8 milhões e 500 mil quilowats e 15 mil toneladas de fertilizantes por ano ano.
Ela utiliza apenas 25% da energia que produz e vende o resto, o que lhe rende cerca de 280 euros por hora.
O presidente da New Holland não revela exatamente quando o novo trator será lançado comercialmente. "Provavelmente em cinco anos", diz Lambro.
Fonte: Revista Globo Rural
- Entrar to post comments