Skip directly to content

Transgênicos já são cultivados mais de 175,3 milhões de hectares no mundo

A área de cultivo com sementes transgênicas no mundo inteiro chegou a 175,3 milhões de hectares em 2013. No ano passado, houve um aumento de cinco milhões de hectares em áreas plantadas em nível global, aumento de 3%, do total dedicado aos transgênicos. Os números foram divulgados pelo Serviço Internacional de Aquisição de Aplicações Agro-biotecnológicas (ISAAA).

Conforme relatório, mais de 18 milhões de agricultores em 27 países plantaram culturas biotecnológicas em 2013. No ano passado, também foram registradas as primeiras plantações comerciais de milho transgênico resistente à seca nos Estados Unidos.

Os norte-americanos continuam líderes na plantação global de culturas biotecnológicas, com 70 milhões de hectares, ou 40% da área total do mundo. Já os agricultores latino-americanos, asiáticos e africanos juntos cultivaram 54% da área global dedicada às tecnologias.

A América do Sul coletivamente plantou 70 milhões de hectares, ou 41%; a Ásia, 20 milhões de hectares, ou 11%; e a África, pouco mais de três milhões de hectares dedicados as culturas biotecnológicas, ressalta o autor do relatório e Fundador e Presidente Emérito do ISAAA, Clive James.

"Em 2013, o crescimento foi maior nos países em desenvolvimento, sobretudo no Brasil, onde houve um aumento impressionante de 3,7 milhões de hectare, ou 10%, elevando a área para 40,3 milhões de hectares. No próximo ano, o crescimento deverá continuar nos países em desenvolvimento – e o Brasil continuará a liderar, reduzindo cada vez mais a diferença com os Estados Unidos”, destaca.

O estudo revela que mais de 90%, ou 16,5 milhões dos agricultores que utilizam sementes transgênicas são pequenos agricultores com escassez de recursos.

 

Agrolink