Skip directly to content

Terça-feira de tempo firme no Brasil

A terça-feira será praticamente um “repeteco” da segunda. Não há previsões para chuvas generalizadas e nem tão pouco em grandes volumes sobre todas as regiões do Brasil no dia de hoje. Isso permitirá que os trabalhos de colheita do algodão, café, cana de açúcar e das hortaliças possam transcorrer sem maiores problemas ao longo do dia. Bem como os trabalhos de plantio da cana de açúcar e do milho. Porém, esse padrão de tempo mais firme mudará a partir de amanhã no Sul, uma nova frente fria irá avançar pelo Rio Grande do Sul e provocar chuvas volumosas sobre o Estado, além de Santa Catarina e metade sul do Paraná. Essas chuvas no Rio Grande do Sul poderão complicar ainda mais as lavouras que sofreram os efeitos da geadas ocorridas nesse último final de semana. Também irão causar paralisações nos trabalhos de preparo do solo e plantio do arroz. No Paraná essas chuvas irão atrapalhar a colheita do trigo, mas por outro lado manterá as condições favoráveis à iniciação do plantio da soja.

Só que essas chuvas ficarão concentradas sobre a região Sul, pois não há previsões para chuvas sobre as regiões produtoras do Sudeste e Centro-oeste ao longo dessa semana, poderão no máximo ocorrer algumas pancadas muito isoladas sobre alguma microrregião, devido ao deslocamento da frente sobre o Sul, mas mesmo assim, os volumes serão muito baixos e como são localizadas não há como prever onde exatamente irá ocorrer e com isso, para o plantio da soja fica inviável o seu início, mesmo em áreas onde já foram acumulados mais de 90 mm de chuvas durante esses últimos 15 dias. Chuvas agora sobre o Sudeste e Centro-Oeste somente no final da semana que vem.

Já no Sul a semana será com tempo mais fechado e possibilidade para ocorrência de chuvas ao longo do período. Atrapalhando e inviabilizando todas as atividades de campo, além de agravar as condições das lavouras de milho e trigo que foram prejudicadas pelo frio extremo (geada).

Fonte: Somar Meteorologia