Skip directly to content

Tegram deve dobrar exportações de grãos antes do previsto

As exportações de soja e milho pelo Terminal de Grãos do Maranhão(Tegram) tendem a atingir a meta de 10 milhões de toneladas antes do previsto. A perspectiva foi apontada pelo porta-voz do terminal, Luiz Claudio Santos, que foi um dos debatedores do 4º Fórum Caminhos da Safra, realizado nesta terça-feira (15/9) pela revista GLOBO RURAL, em parceria com a Scania e Abag. Inaugurado no primeiro trimestre deste ano, o Tegram fez crescer em mais de 88% as exportações de soja e milho por São Luís nos primeiros oito meses deste ano.

De janeiro a agosto, 4,7 milhões de toneladas dos dois produtos deixaram o país pelo porto da capital maranhense. No ano passado, o volume foi de 2,5 milhões de toneladas.

Somente o Tegram movimentou até agosto 2 milhões de toneladas. O restante foi embarcado por outro terminal privado, operado pela VLI. Ao todo, 20 navios passaram foram carregados para levar as cargas até destinos na Ásia, Europa e Oriente Médio. “Nem os próprios consorciados esperavam esses números. Vamos dobrar amovimentação neste ano e vamos chegar aos 10 milhões de toneladas num curto espaço de tempo. Isso mostra quanto essa região do Matopibaestava necessitando do terminal”, analisou Santos.

Segundo ele, a partir do momento que os embarques alcançarem a marca de 4 milhões de toneladas, que tende ocorrer na próxima safra,  um segundo berço para atracação de navios será dedicado às operações das empresas consorciadas ao Tegram.

Com capacidade estática de estocagem de 500 mil toneladas em quatro grandes armazéns, o terminal é resultado de investimentos privados da ordem de R$ 600 milhões. O aporte de recursos foi feito pelas empresas NovaAgri, Glencore, CGG Trading e Amaggi / Louis Dreyfus.

Fonte: Revista Globo Rural